Alupar e Blau deixam a Carteira Recomendada Small Caps do BTG Pactual

538

São Paulo – O BTG Pactual divulgou hoje sua Carteira Recomendada Small Caps para o mês de agosto. Dentre o universo de ações analisadas, estão empresas que possuem um valor de mercado informal de até R$ 15 bilhões, tendo como benchmark o índice de small caps brasileiro.

Os analistas da corretora disseram que o fraco desempenho do Ibovespa nos últimos dois meses acentuou a diferença de valuation entre as ações brasileiras e outros mercados com melhor desempenho. Atualmente, o Ibovespa em dólares (o EWZ) está próximo dos níveis mais baixos dos últimos 5 anos.

Em seu relatório, o BTG explicou que como os lucros das empresas brasileiras listadas têm sido bastante resilientes ultimamente, os níveis de valuation que estamos vendo agora estão bastante descontados. O Ibovespa está sendo negociado a 7,3x P/L projetado de 12 meses, dois desvios padrão abaixo dos níveis históricos.

“O baixo desempenho reflete em parte os crescentes riscos eleitorais e fiscais, fazendo com que as taxas de juros reais de longo prazo continuem subindo mês após mês, para níveis vistos apenas em tempos de crise política intensa. Os juros reais de longo prazo subiram um pouco mais em julho e fecharam o mês em 6,2% (vs. 5,9% em junho, 5,7% em maio e 4,3% um ano atrás”, detalhou a análise.

Diante deste quadro, deixaram a Carteira Recomendada Small Caps a holding Alupar e a farmacêutica Blau. Elas foram substituídas pelo Burger King e Mater Dei. Com as mudanças, as dez ações escolhidas para o mês de agosto são: Minerva, Desktop, 3R Petroleum, Locaweb, Santos Brasil, Intelbras, Sinqia e Banco ABC, Burger King e Mater Dei.

No mês de julho, a carteira BTG SMLL apresentou uma performance de +9,0%, contra uma performance de +5,2% do índice SMLL e de +4,7% do IBOV. Desde julho de 2010, a carteira acumula uma rentabilidade de 2.230,9%, contra 75,7% do SMLL e 69,3% do IBOV.