São Paulo, SP – A Embraer informou hoje que a American Airlines assinou um contrato para compra de sete novos jatos E175, que serão operados pela subsidiária Envoy Air. As primeiras entregas ocorrem no quarto trimestre de 2023.
A frota de E-Jets da Embraer na Envoy Air crescerá para 141 aeronaves ao fim de 2024. O contrato é avaliado em US$ 403.4 milhões, conforme preço de lista, e será adicionado na carteira de pedidos do segundo trimestre deste ano.
“Nossa história com a Embraer começou há 25 anos com o ERJ 145 e a parceria continua se fortalecendo com a encomenda destas aeronaves adicionais para crescimento da nossa frota de jatos E-Jets. Não são somente os nossos clientes que estão felizes com a aeronave. A disponibilidade e desempenho excepcionais do jato nos permitem oferecer continuamente um excelente serviço à American Airlines e aos milhares de passageiros que atendemos todos os dias”, disse Pedro Fébregas, Presidente & CEO da Envoy.
O jato E175 iniciou operações na América do Norte em 2005, e tem desde então dominado o setor, graças ao seu conforto, alto desempenho e eficiência. Os clientes apreciam a marca registrada da Embraer que é a configuração interna dois e dois, sem ninguém no assento do meio. Até o momento, a frota global de E170/E175 acumula mais de 18 milhões de horas de voo, sendo que a Envoy é responsável por 1.1 milhão destas horas.
AZORRA
A Embraer informou hoje que a Azorra é o cliente não revelado de um pedido de 15 aeronaves E195-E2, anunciado em janeiro deste ano. O pedido avaliado em US$ 1,2 bilhão, conforme preço de lista, foi acionado à carteira de pedidos no quarto trimestre de 2022.
Às vésperas do Paris Airshow, o E2 já vinha ganhando ímpeto no mercado com anúncios de pedidos importantes feitos pela Embraer e Azorra, como seis jatos E2 para a Royal Jordanian, nove E190-E2 para a Scoot (Singapura) e 10 E195-E2 para a SKS Airways
(Malásia).
“A Azorra gerou um grande impacto em nosso mercado em um curto período. Eles estão mostrando ser grandes parceiros para a Embraer e para nossos operadores. Como líder global em aeronaves regionais, a Embraer está orgulhosa de ver o momento que o mercado está vivendo e agradecemos a Azorra por seu apoio em construir as oportunidades que nós estamos vendo por todo o mundo”, destacou Martyn Holmes, Chief Commercial Officer da Embraer Aviação Comercial.
A Azorra tem uma parceria de longa data com a Embraer, possuindo e administrando um portfólio entre aeronaves entregues e na carteira de pedidos de mais de 100 aeronaves E1, E2 e Phenom. Isso faz da Azorra uma das maiores locadoras de aeronaves da Embraer. Acreditamos que a economia operacional dos E2, combinada com seus motores mais silenciosos e de emissões reduzidas, fazem dela a aeronave ideal para nossas companhias aéreas clientes”, concluiu Holmes.
A Azorra tem e gerencia uma frota de 77 aeronaves em leasing para 24 operadores em 19 países e cinco continentes e tem compromissos para adquirir aeronaves adicionais, incluindo pedidos para novos Airbus A220s e os E2s da Embraer. A empresa está sediada
em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), com escritórios em Dublin, Seattle e Toulouse.
AVOLON
A companhia também confirmou que Avolon, empresa líder mundial em leasing de aeronaves, assinou um acordo de venda e arrendamento com a Porter Airlines para 10 novas aeronaves Embraer E195-E2, com preço de lista de US$ 841,2 milhões.
As novas aeronaves irão apoiar a expansão da Porter para rotas domésticas no Canadá e, no futuro, para a América do Norte. Essa é a primeira aquisição de aeronaves da família E2 pela Avolon.
O E195-E2 foi projetado para otimizar a eficiência e custos dos operadores, atingindo 25% menos emissões de carbono e queima de combustível comparado à geração de aeronaves anteriores. A nova aeronave também apoia a meta da Avolon de 75% de aeronaves de nova geração até 2025.
A Porter introduziu o E195-E2 em suas operações em fevereiro de 2023 e planeja a expansão de sua frota nos próximos anos, com 50 pedidos firmes e opções para 50 aeronaves adicionais. A configuração do E195-E2 para a Porter oferece 132 assentos confortáveis em classe econômica, na configuração 2×2, sem assentos no meio. A frota está operando atualmente no Canadá, mas a companhia aérea tem a ambição de crescer rapidamente em mercados-chave como Estados Unidos, México e Caribe.
PERSPECTIVAS
A Embraer divulgou hoje suas perspectivas de mercados (Market Outlook) dos próximos 20 anos para entregas de aeronaves comerciais até 2042. O Market Outlook identifica a demanda por novas aeronaves a jato e turboélice com até 150 assentos nas próximas duas décadas.
Segundo a companhia, o tráfego mundial de passageiros, medido em receita de passageiro/quilômetro (RPK, na sigla em inglês), retorne aos níveis de 2019 até 2024, como resultado de uma recuperação prolongada da pandemia, da geopolítica e de mudanças na dinâmica do setor. Os RPKs globais crescerão 3,2% ao ano até 2042.
Em número de aeronaves, a projeção é de 11 mil unidades de aviões novos de até 150 assentos até 2042, sendo 8.790 jatos e 2.210 turboélices. Essas novas aeronaves têm valor de mercado de US$ 650 bilhões. Por região, o maior crescimento de RPK deve acontecer na região Ásia-Pacífico (4,4% ao ano), seguido da América Latina (4,1% ao ano) e África (3,7% ao ano).