São Paulo – A Embraer recebeu hoje uma importante encomenda de até 133 jatos da American Airlines para atender à demanda por voos regionais nos Estados Unidos. Ao todo são 90 pedidos firmes para o E175, com direitos de compra de outros 43 jatos do modelo. Caso todos os diretos de compra sejam exercidos, o acordo superará o valor de US$ 7 bilhões, conforme preço de lista.
O valor referente aos pedidos firmes será incluído na carteira de pedidos da Embraer no primeiro trimestre de 2024.
As aeronaves serão entregues com 76 assentos, na configuração padrão de duas classes da American Airlines.
O E175 é um dos modelos mais populares na região, com 837 aeronaves vendidas (incluindo as 90 encomendadas hoje) e 88% de participação de mercado no segmento desde 2013, segundo a fabricante brasileira.
Na última década, investimos fortemente na modernização e simplificação de nossa frota, que é a maior e a mais jovem entre todas as companhias aéreas dos Estados Unidos, disse o CEO da American Airlines, Robert Isom. Este pedido continuará a fortalecer nossa frota com as mais novas e mais eficientes aeronaves, para seguirmos oferecendo aos nossos clientes a melhor malha aérea, com confiabilidade operacional recorde.
A American Airlines está focada em operar aeronaves regionais de cabines maiores e configuradas em duas classes para continuar ampliando a conectividade entre mercados menores e a sua malha aérea global. A companhia pretende aposentar todas as suas aeronaves com capacidade para até 50 assentos, em classe única, até o fim da década e passar a servir os mercados de menor e médio porte com aeronaves regionais maiores.
A expectativa é que os jatos regionais com duas classes de cabine dominem a frota regional da American Airlines assim que as entregas dos novos E175 da Embraer forem concluídas.
O E175 é a verdadeira espinha dorsal da aviação regional dos Estados Unidos, conectando todos os cantos do país. O E175 é uma das aeronaves de maior sucesso do mundo e foi aperfeiçoado com uma série de modificações que melhoraram o consumo de combustível em 6,5%. Assim, essa aeronave moderna, confortável, confiável e eficiente continua a entregar a conectividade da qual os Estados Unidos dependem diariamente. Este é o maior pedido de E175 já realizado pela American Airlines e agradecemos a contínua confiança em nossos produtos e pessoas, afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
Embraer negocia aeronaves com governo saudita e quer Arábia Saudita como hub no Oriente Médio
O vice-presidente para Oriente Médio e Ásia-Pacífico da Embraer Defesa & Segurança, Caetano Spuldaro Neto, disse que a companhia quer maximizar sua presença na região com uma operação na Arábia Saudita para cooperação tecnológica, oportunidade de desenvolvimento da indústria local de forma sustentável e acesso a novos mercados. A empresa também está negociando a venda de 33 aeronaves de transporte militar C-390 Millennium com o governo saudita.
Queremos transformar a Arábia Saudita em um hub da Embraer na região, disse o executivo durante evento do LIDE em Riyadh, capital do país. “Isso pode incluir a abertura de um escritório de engenharia, um centro de finalização de aeronaves, uma linha de produção de equipamentos e centros de treinamento da Embraer na Arábia Saudita. Toda essa proposta de valor está alinhada com a Visão 2030 de desenvolvimento do governo saudita, acrescentou.
O vice-presidente da Embraer destacou, ainda, a oportunidade de trabalhar com empresas locais e com o governo saudita para desenvolver a cadeia de suprimentos local e o capital humano para que, no futuro, possa ser possível desenvolver também novas tecnologias de forma conjunta.
No segmento de defesa, estamos trabalhando próximo às autoridades da Arábia Saudita para fomentar a oportunidade de aquisição da aeronave C-390 por parte da Força Aérea Real Saudita, o produto brasileiro mais inovador no segmento de transporte militar tático. A aeronave é capaz de carregar até 26 toneladas de carga, tem alto desempenho e baixo custo de operação. A aquisição pode gerar uma economia de US$ 2 bilhões para o país nos próximos 30 anos, explicou.
Ainda no setor de aviação, o CEO da Amaro Aviation, Marcos Amaro, falou sobre o interesse em ser uma plataforma de aviação no Brasil, com planos de atividades na área de aviação comercial, especialmente a regional.
Estamos com um programa de crescimento forte na aviação privada e no gerenciamento de aeronaves. Nosso plano de negócios começa a entrar o setor de emergências médicas. Para isso, estamos investimento em um novo helicóptero para revolucionar o mercado de monoturbinas.