São Paulo – A Americanas, em recuperação judicial celebrou, nesta data, um termo de encerramento da sua parceria com a Vibra na rede de lojas de conveniência Vem, que prevê o pagamento de R$ 192 milhões pela Vibra à Americanas.
O termo atende o mecanismo de segregação estabelecido no acordo de acionistas da Vem celebrado entre as empresas em 31 de janeiro de 2022, e será implementado por meio de uma cisão parcial desproporcional da Vem, em que o acervo cindido composto pelos ativos e passivos relacionados às lojas de pequeno varejo BR Mania será incorporado por uma nova sociedade constituída pela Vibra.
Como resultado da cisão, (i) a totalidade das ações de emissão da Vem de titularidade da Vibra serão canceladas; e (ii) a Americanas receberá determinado número de ações de emissão da sociedade BR Mania que, ato contínuo, serão integralmente adquiridas pela Vibra mediante o pagamento, à vista, à Americanas do valor de aquisição de R$192 milhões.
Após a conclusão do encerramento, (i) a Americanas passará a deter integralmente as ações de emissão da Vem, que será a sociedade detentora das lojas de pequeno varejo Local; e (ii) a Vibra será titular da totalidade das ações de emissão da sociedade BR Mania, que será detentora das lojas de pequeno varejo BR Mania.
Com o encerramento, a Americanas alterará a razão social da Vem Conveniência, cuja marca passará a ser utilizada exclusivamente pela sociedade BR Mania.
A conclusão do encerramento está sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes, como a aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e do juízo da 4a. Vara Empresarial da Comarca do Estado do Rio de Janeiro.