Anac fecha acordo com autoridades estrangeiras para certificação de e-VTOL

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São Paulo, SP – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinou nesta semana duas cartas de intenção para certificação de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (e-VTOL). Os acordos foram assinados com a autoridade de aviação civil europeia, a EASA, e com a autoridade de aviação civil do Reino Unido, a CAA-UK.

Os e-VTOL estão em estágio inicial de desenvolvimento, mas já são a nova tendência no transporte aéreo e a tendência é de que a tecnologia se torne realidade nos próximos anos, motivo pelo qual Anac já está estudando regulamentação para certificação desses veículos aéreos. Os acordos firmados entre as autoridades durante a conferência oficializam a intenção de atuação em conjunto entre as autoridades de aviação civil mencionadas para a
construção da certificação de e-VTOL, compartilhando experiências e trabalhando em colaboração.

Os acordos foram assinados durante a EASA-FAA Safety Conference, que ocorreu na cidade de Colônia, na Alemanha, e contou com a participação das principais agências reguladoras do mundo.

Os e-VTOL devem trazer melhorias no transporte aéreo em pequenas e médias distâncias, maior integração com as cidades, menor nível de ruído (comparado com helicópteros) e alinhamento com práticas sustentáveis, com emissão zero de poluentes.

EMBRAER

A Eve, da Embraer, e a United Airlines anunciaram nesta semana planos de levar a Mobilidade Urbana Aérea (UAM) para São Francisco (EUA), lançando voos elétricos de transporte urbano em toda a área da Baía.

As duas empresas trabalharão com autoridades locais e estaduais, provedores de infraestrutura, energia e tecnologia para garantir que o ecossistema adequado esteja em vigor para introduzir os voos das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). As empresas também estão trabalhando para identificar áreas de origem e destino, além da futura rede de rotas para a Mobilidade Urbana Aérea (UAM).

“O eVTOL da Eve oferecerá aos clientes da United uma forma rápida, econômica e com zero emissão de carbono para chegar aos aeroportos centrais e se deslocar em ambientes
urbanos densos, em comparação com táxis aéreos convencionais e outras formas de transporte público tradicional. O veículo é 100% elétrico e possui um alcance de 60 milhas (100 quilômetros), que permite uma variedade de missões de mobilidade aérea urbana”, explicou o comunicado da Embraer. O eVTOL da Eve está planejado para entrar em serviço em 2026.