Analistas apontam desempenho acima do esperado e recomendam ações do Assaí

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São Paulo, SP – O atacadista Assaí divulgou ontem o balanço do terceiro trimestre de 2022. O lucro líquido foi de R$ 281 milhões, queda de 47,8% ante os R$ 538 milhões no mesmo período do ano passado, com vendas 29% acima do mesmo período do ano passado e ebitda 21% superior ao terceiro trimestre de 2021. Em todo o ano de 2022, a empresa teve lucro líquido de R$ 814 milhões, abaixo de R$ 1,1 bilhão do mesmo intervalo de 2021.

Para o Bradesco BBI, o balanço trouxe um conjunto de resultados robustos apesar da deflação registrada nos preços dos alimentos nos últimos meses, causando compressão do ticket médio. A redução da margem ebitda era esperada diante da conversão de 14 lojas Extra, concentradas no final do trimestre, com despesas de funcionamento, mas sem receitas, apontou o Bradesco.

Outro ponto positivo destacado na análise é que o guidance de aberturas para 2022 acelerou de 52 para 58 (mais cinco conversões e uma abertura orgânica), o que deixa claro a acertada condução do projeto pela companhia. Além disso, o Bradesco disse que não é ruim uma alavancagem de 2,7x dívida líquida sobre EBITDA, dado o grande desembolso de R$ 1,2 bilhão em capex.

“No geral, continuamos otimistas com as perspectivas do Assaí e vemos sua avaliação como atraente (as ações estão sendo negociadas a 14x 2023 P/E, oferecendo um EPS CAGR de 3 anos (2022-25) de 40%). Mantemos, portanto, nossa recomendação outperform, com preço-alvo de R$ 26/ação para 2023”, concluiu a análise.

A XP Investimentos afirmou que a companhia apresentou o maior ganho de participação de mercado em 2022. Apesar dos desafios de despesas gerais e administrativas decorrentes do seu forte plano de expansão, a rentabilidade também foi sólida, com margem EBITDA
caindo 0,4 p.p na comparação anual (ou estável excluindo as despesas pré-operacionais) enquanto a alavancagem operacional compensou o menor nível de margem bruta (-1,5 p.p na comparação anual).

“A companhia reiterou o guidance de crescimento de vendas (de 3x) e margem EBITDA (1,5 p.p acima da média), além de terem revisado para cima o número de conversões de 2022 para 45 unidades e 13 lojas orgânicas, totalizando 58 aberturas em 2022 (vs. 52 anteriormente)”, destacou a XP.

A Genial Investimentos também se mostrou animada com os resultados do terceiro trimestre da companhia. Na visão geral, o resultado do Assaí veio melhor do que o esperado, beneficiado por uma diluição de despesas de vendas acima do estimado. Mantemos o papel como nosso “top pick” do setor de varejo alimentar e reiteramos a posição de comprar, com preço-alvo de R$ 23,50 para 2023, upside de 30%.

A corretora destacou ainda que tinha uma expectativa de uma maior pressão na margem EBITDA ajustada, considerando a entrada de novas lojas apenas no mês de setembro. “A nossa expectativa para a margem EBITDA ajustada era de 6,8%, o que significaria uma pressão de 100 bps. Contudo, o Assaí reportou uma margem +50 bps acima de nossa expectativa, em função de uma maior diluição das despesas com vendas no período”, detalhou a corretora.

Para a TradeMap, apesar de acender um “sinal amarelo”, as despesas operacionais da empresa devem ser reduzidas nos próximos trimestres após a conversão dos hipermercados e maiores sinergias entre as aquisições.

“Com isso, a companhia terá maior potencial de gerar caixa e as dívidas podem ser amortizadas trazendo maior tranquilidade para o investidor. Há uma expectativa de reversão na curva de juros que pode tornar o custo de crédito mais barato e reduzir as despesas financeiras da empresa”, explicou a TradeMap.

Por fim, a Levante Investimentos disse que a companhia apresentou um crescimento forte e acima do consenso nas principais linhas, com destaque para o sólido avanço da receita, do consistente desempenho das vendas mesmas lojas e do Ebitda, que atingiu pela primeira vez a marca de R$ 1 bilhão.

“O Assaí reportou números sólidos em mais um trimestre, com destaque para o robusto aumento das vendas, com forte contribuição das 44 lojas inauguradas nos últimos 12 meses, que representaram cerca de 20 pontos percentuais, além da sólida performance mesmas lojas de 9 por cento”, concluiu a Levante.