Analistas consideram que 4T22 da Cielo mostra um ano de recuperação e mais eficiência

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São Paulo – Na noite desta quinta-feira (26), a Cielo (CIEL3), maior empresa do setor de adquirência do Brasil em volume transacionado, divulgou os seus números referentes ao 4T22.

Para a Levante Investimentos, o resultado, que conclui um excelente ano de recuperação, mostrou um ótimo desempenho da Cateno e a permanência da trajetória de recuperação da Cielo pautada em expansão dos produtos de prazo e foco em clientes rentáveis.

“O resultado nos parece positivo. Mesmo com uma desaceleração de crescimento do volume transacionado neste último trimestre, que, devido às condições macroeconômicas, poderá ser estendido para outras companhias do setor, o saldo foi animador”, diz a Levante.

A Genial Investimentos, por sua vez, tem recomendação de compra, já que CIEL3 negocia a um valuation atraente de 7,92x P/L 23E, bem abaixo da média dos últimos 5 anos de 9,3x e de seus comparáveis “No geral, o forte resultado da Cielo no 4T22 aliado ao potencial aumento de take rate em 2023 por conta de mudanças regulatórias que limitaram as taxas de intercâmbio do emissor.”

“O resultado da Cielo continuou mostrando uma melhora sequencial de rentabilidade nesse 4T22. Com o lucro recorrente 5,7% maior que nossa projeção e 8,9% acima da estimativa do mercado, a empresa o continuou expandindo suas receitas com uma velocidade acima dos volumes financeiros (TPV) principalmente pela melhora de seu take rate devido a maior precificação, melhor mix e aumento do volume de produtos de antecipação onde as margens são melhores, diz a Genial.

A Trade Map considera que no fim das contas, mesmo com custos e despesas altos, a companhia tem se tornado mais eficiente já que a margem Ebitda cresceu 4,7 pontos em 12 meses e a margem líquida avançou 4,9 pontos no mesmo período, considerando os resultados de Cielo e Cateno.

“Após sofrer por anos a fio com a chegada da concorrência, a Cielo tem alongado seu bem-sucedido turnaround, e deve continuar entre os destaques do segmento nos próximos trimestres”, diz análise da Trade Map. “Mesmo ainda com uma estrutura pesada, o que foi alvo de críticas nos últimos anos, a companhia tem conseguido compensar com aumento da receita e produtos que atendem seu público, monetizando-o.”