Analistas estimam números robustos para PetroRio nos próximos trimestres após prévia operaciona

493

São Paulo – Na noite de ontem a PetroRio (PRIO3) divulgou dados recordes de produção e vendas referentes ao mês de setembro, chegando a uma produção diária de 49.641 barris de óleo equivalente por dia (boepd) no último mês. Assim, a companhia fechou o trimestre com uma produção diária média de 45.766, um crescimento trimestral de 37,4%

A contribuição de crescimento veio majoritariamente do início da operacionalização do poço MUP3A no Campo de Frade. Como parte da campanha de revitalização do campo, o novo poço contribuiu com o progresso trimestral de 89,8 % da produção de Frade, que fechou o trimestre em 28.006 boepd. Em relação ao Cluster Polvo+TBMT, a produção apresentou ligeira queda trimestral de -2,7 % e o Campo de Manati fechou o trimestre com retração de 18,2%, ocasionada pela interrupção da produção do campo em razão da redução da demanda de gás.

A Levante Investimentos considera que mesmo com problemas operacionais afetando a companhia no histórico recente, a empresa vem conseguindo apresentar crescimentos de produção relevantes, atribuindo maior confiança na entrega do business plan.

A Guide também tem visão positiva, e acredita que que a expansão expressiva que a Petrorio teve na sua produção e vendas, manterá as receitas da empresa em crescimento, mesmo com a queda no preço das commodities. “Além disso, vemos uma escalada relevante na produção após a companhia integrar a Dommo ao seu portfólio.”

“Após concluir com sucesso duas campanhas de perfuração no Frade, a PetroRio tem uma produção mais alta que deve continuar a gerar melhores resultados nos próximos trimestres, analisa o BTG Pactual. Mesmo assim, seus analistas haviam estimado produção 10% maior no início do trimestre, o que não aconteceu por causa da parada inesperada no Campo de Frade devido a uma linha de gás inerte.

Embora isso também signifique volumes de vendas mais baixos e, portanto, espaço para alguma revisão para nossas estimativas de lucros do terceiro trimestre, não esperamos que os investidores reajam exageradamente, diz o BTG, que calcula que a petrolífera deva entregar níveis de produção mais normalizados no quarto trimestre.

Num horizonte mais alargado, a PetroRio deverá continuar a expandir e executar o seu portefólio Num horizonte mais alargado, a PetroRio deverá continuar a expandir e executar o seu portfólio perfeitamente, sustentado pela revitalização de Albacora Leste e o desenvolvimento de Wahoo/Itaipu, que devem levar a produção consolidada a +100kb/d. A PetroRio negocia em múltiplos mais ricos em relação a seus pares, mas apoiado por fortes fundamentos (produção, preços e histórico), achamos que isso deve persistir por mais tempo. Isto posto, o BTG Pactual tem recomendação de compra e preço-alvo de R$31,10.

O Itaú BBA, por sua vez, acredita que o aumento da produção no campo de Frade após a parada em agosto, sugira uma estabilização da produção diária no poço ODP4 em níveis elevados. Não esperamos uma reação negativa à paralisação da produção em Manati, dada sua pequena contribuição para a receita líquida consolidada da PRIO (1,5% no 2T22), conclui o BBA.