Analistas veem produção da Vale em linha com o esperado

811

São Paulo – A produção de minério de ferro da Vale no terceiro trimestre deste ano foi em linha com o esperado, disseram analistas do mercado. A mineradora reportou um aumento de 0,8% na produção na comparação com mesmo período do ano passado, e alta de 18,1% na comparação com o trimestre anterior, para 89,421 milhões de toneladas.
Segundo a mineradora, o aumento ocorreu devido à melhora sazonal das condições climáticas no Sistema Norte, ao aumento da produção de Vargem Grande por processamento a seco, ao melhor desempenho de Itabira, à maior compra de terceiros e ao fato de a mina de Fábrica estar atingindo sua capacidade total de 6 milhões de toneladas, após a retomada do processo de beneficiamento no segundo trimestre.
Para Ilan Arbetman, analisa research da Ativa Investimentos, a Vale está se adaptando às novas premissas de seu mercado.
“A adoção de estratégia de preservação de margens sugerida pela companhia não deve se desdobrar, no entanto, em dificuldades para o atingimento da banda mínima do guidance de produção de minério de ferro deste ano. Todavia, o relatório aponta a expectativa de números de produção e vendas mais contidos para 2022, conferindo um viés baixista aos nossos números, que serão alvos de revisão após os resultados do 3T21”, disse.
Para o BTG Pactual, a mineradora divulgou um relatório de produção interessante, com uma mensagem de boas-vindas sobre sua estratégia comercial de minério de ferro.
“A empresa está agindo rapidamente em resposta às condições desafiadoras e voláteis do mercado, e está dobrando sua estratégia de valor sobre volume”, disse o banco.
Os analistas do BTG Pactual também reforçam que a gestão da Vale continua disciplina na alocação de capital, o que ainda implica que a maior parte da agenda deve envolver os retornos de caixa aos acionistas.
O Credit Suisse analisa que enquanto os volumes de produção de minério de ferro foram sólidos com a Vale basicamente cumprindo sua expectativa de atingir uma taxa de execução de 1 milhão de toneladas por dia no segundo semestre, as vendas ainda ficaram um pouco abaixo das expectativas já conservadoras.
“Embora a orientação de produção da Vale para 2021 de 315-335Mt pareça muito viável, uma vez que eles só precisam de 82Mt no 4T21 para atingir a parte inferior da faixa, esperamos que a Vale não deva desestocar totalmente os 13Mt de estoque adicional de minério de ferro acumulado neste trimestre dado maiores descontos de sílica”, disseram os analistas do Credit Suisse.
Bruno Soares / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA