Aneel aprova reajuste das tarifas da Energisa em Minas Gerais e Nova Friburgo (RJ)

587

São Paulo, 21 de junho de 2022 – A diretoria colegiada da ANEEL aprovou o reajuste tarifário anual da Energisa Minas Gerais (Distribuidora de Energia S.A.). As novas tarifas da empresa, que atende cerca de 476 mil unidades consumidoras em 66 municípios de Minas Gerais, entram em vigor nesta quarta-feira, 22/6.

Para aqueles conectados em baixa tensão, como residências, o reajuste será de 13,40%. Já para os consumidores atendidos em alta tensão, como indústrias, o aumento será de 21,51 % com efeito médio para o consumidor 16,57 %.

O valor considera a proposta de regulamentação do componente tarifário denominado CDE Modicidade Eletrobras, aprovada em reunião de diretoria da ANEEL realizada hoje, que consiste no repasse de R$ 5 bilhões de capitalização da Eletrobras para atenuar os impactos tarifários dos reajustes. Também contribuíram para atenuar o reajuste recursos da Conta Escassez Hídrica.

Os itens que mais impactaram a correção foram a inclusão de componentes financeiros apurados no atual processo tarifário, os encargos setoriais e os custos com distribuição.

NOVA FRIBURGO

A diretoria colegiada da ANEEL aprovou também o reajuste tarifário anual da Energisa Nova Friburgo (Distribuidora de Energia S.A.) As novas tarifas da empresa, que atende cerca de 112 mil unidades consumidoras, entram em vigor também nessa quarta-feira, 22/6, com reajuste de 19,20% para o consumidor residencial.

Para os consumidores atendidos em alta tensão, como industrias, o reajuste será de 17,78%, com efeito médio para o consumidor de 19,19%. Ja para aqueles conectados em baixa tensão, como residências, o reajuste será de 19,20%

Os itens que mais impactaram a correção foram encargos setoriais e custos de compra de energia. Contribuíram para atenuar o reajuste a devolução dos créditos de PIS/Cofins.