Aplicativo da Anbima oferece qualificação a profissional do mercado financeiro e de capitais

925

São Paulo, 30 de junho de 2023 – A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) informou hoje que acaba de lançar o seu novo aplicativo
educacional, o Anbima Edu. O serviço é gratuito e tem como objetivo qualificar os profissionais que trabalham no mercado financeiro ou buscam colocação no segmento. A plataforma está disponível nas lojas Apple Store e Google Play.

No aplicativo, os conteúdos estão divididos em jornadas de aprendizagem. Dentro de cada uma delas, os materiais são oferecidos em formatos diversos: vão de vídeos curtos a podcasts e quizzes, permitindo o aprendizado de forma dinâmica e interativa. Ao concluir uma jornada, é liberada a microcertificação, ou seja, um selo digital que valida a especialização do profissional sobre aquele assunto.

A proposta é sempre oferecer conteúdo quente e relevante para a carreira de quem quer trabalhar nos mercados financeiro e de capitais. “Esperamos que o Anbima Edu ajude na formação e atualização das pessoas, abrindo portas para quem quer construir uma carreira no nosso mercado. Não menos importante, queremos construir experiências de aprendizagem que ajudem os profissionais a colocar os interesses e as necessidades do investidor no centro de suas decisões”, ressaltou Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da Anbima.

O Anbima Edu chega com cinco jornadas: Cálculo Financeiro, Criptoeconomia, ESG no Mercado Financeiro, Investimentos ESG e Mercado Financeiro. Até o fim do ano, está previsto o lançamento  e mais nove jornadas que compõem todo o conteúdo da CPA-10 (Certificação Profissional Anbima Série 10), a certificação da Anbima que serve de porta de entrada para o mercado financeiro. Assim, quem conquistar as onze microcertificações terá estudado todo o conteúdo exigido nos exames da CPA-10.

Esta é a primeira fase de lançamento da ferramenta. A ideia é, ao longo do tempo, ir disponibilizando jornadas das demais certificações Anbima (CPA-20, CEA, CFG e CGA), que
juntas reúnem mais de 355 mil profissionais.

Segundo o comunicado, o aplicativo tem o formato de educação continuada, ou seja, se alguma regra de mercado mudar ou um novo produto surgir, por exemplo, as novidades são inseridas na jornada de aprendizagem relacionada ao tema. As pessoas terão que refazer a jornada para conquistar novamente a microcertificação. É uma forma eficiente de manter o público-alvo sempre atualizado.

No futuro, o Anbima Edu também oferecerá especializações técnicas e comportamentais para os profissionais adquirirem conhecimentos complementares à sua certificação, as chamadas “soft skills”, e disponibilizará simulados para que testem, na prática, suas habilidades na hora de analisar o perfil de risco do investidor ou recomendar um investimento, por exemplo.