Sites da Americanas continuam fora do ar; ação despenca

476

São Paulo – Os sites da Americanas e do Submarino enfrentam instabilidades nas últimas 24 horas. Neste momento, às 16h36, as duas páginas estão fora do ar. A Americana S.A., que controla os dois sites, emitiu dois comunicados sobre os problemas.
Na madrugada de sábado (19), a empresa suspendeu preventivamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce, assim que identificou risco de acesso não autorizado. O comunicado afirma que os “ambientes foram normalizados às 15h16 do mesmo dia e não há evidência de comprometimento das bases de dados”.
No segundo comunicado, a empresa disse que “voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado”.
Por fim, a companhia diz que está avaliando a extensão do evento e trabalha para normalizar ambiente de e-commerce. As lojas físicas não foram afetadas.
AÇÃO CAI
A ação da Americanas SA despenca após os sites da companhia suspender os servidores de suas plataformas de marketplace Americanas e Submarino após indetificação de acesso não autorizado. Perto do fim do pregão, às 16H41 (horário de Brasília), o papel AMER3 recuava 5,72% e era uma das maores quedas do Ibovespa.
A XP avaliou a notícia como marginalmente negativa, uma vez que o canal online representa ~60% das receitas da empresa. “No entanto, importante monitorar para ver quanto tempo levará para normalizar as operações e assim entender melhor o potencial impacto nos resultados da companhia. Mantemos nossa recomendação Neutra e preço-alvo de R$40/ação”, disseram os analistas em relatório.