São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trumnp, disse que “está tudo bem”, após o Irã atacar duas bases militares norte-americanas no Iraque, em resposta ao bombardeio dos Estados Unidos em Bagdá na semana passada que matou o líder militar iraniano Qassem Soleimani.
“Tudo está bem! Mísseis do Irã foram lançados em duas bases militares localizadas no Iraque. Estão sendo feitas avaliações sobre vítimas e danos causados. Por enquanto, tudo bem! Temos, de longe, as forças armadas mais poderosas e bem equipadas do mundo!”, disse Trump, no Twitter. Ele acrescentou que fará um discurso ainda hoje sobre o assunto.
Os ataques do Irã ocorreram a duas bases – Erbil no norte do Iraque e a grande base de Al Asad no oeste do país. Dez mísseis atingiram a base de Al Asad, enquanto um atingiu a base em Erbil, segundo autoridades do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Até o momento, não há relatos de vítimas norte-americanas.
A Guarda Revolucionária Islâmica do Irã disse que o ataque é uma resposta ao assassinato pelos Estados Unidos do major iraniano Qassem Soleimani, no dia 3 de janeiro no Iraque, e que “qualquer agressão adicional receberá uma resposta mais dolorosa e esmagadora”. O governo norte-americano disse que o Soleimani planejava ataques a pessoas e ativos dos Estados Unidos.