Após eleição, aprovação de Biden sobe e a de Trump cai, diz pesquisa

859

São Paulo – O índice de aprovação do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, subiu seis pontos percentuais, para 55% desde a eleição de 3 de novembro, em comparação com sua leitura final antes do pleito. Ao mesmo tempo, o índice do presidente norte-americano, Donald Trump, caiu três pontos, para 42%. É o que o mostra a pesquisa mais recente da Gallup.

A atual aprovação de Biden é a mais alta desde fevereiro de 2019, dois meses antes de ele declarar sua candidatura à presidência, quando era de 56%. A última classificação de Trump fica abaixo da mais alta de sua presidência, 49% em abril, durante os estágios iniciais da

Biden deve sua popularidade crescente a independentes e republicanos, entre os quais sua avaliação positiva cresceu de 48% 55% e de 6% para 12%, respectivamente, de acordo com o levantamento.

As avaliações positivas quase unânimes dos democratas se mantiveram estáveis, ainda de acordo com a pesquisa.

A popularidade mais baixa de Trump após as eleições deve-se mais aos republicanos, cuja aprovação caiu seis pontos, para 89%, enquanto permaneceu essencialmente inalterada entre os independentes e democratas, de acordo com a sondagem.