São Paulo – O presidente deposto do Afeganistão, Ashraf Ghani, está nos Emirados Árabes Unidos após fugir de seu país na esteira da tomada da capital Cabul pelo Talibã.
“O Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos pode confirmar que os Emirados Árabes Unidos receberam o presidente Ashraf Ghani e sua família no país por motivos humanitários”, diz comunicado do Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos.
Ghani deixou o Afeganistão no domingo, mesmo dia em que o Talibã entrou no palácio presidencial e declarou o fim de uma guerra que já durava cerca de 20 anos.
O Talibã ganhou terreno com a retiradas das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e dos Estados Unidos do país e agora se prepara para formar um novo governo que, segundo o grupo, será guiado pelas leis islâmicas.
Muitos países optaram por evacuar seus cidadãos e equipe diplomática do Afeganistão devido à situação de segurança precária. Afegãos e ocidentais presos em Cabul se dirigiram ao aeroporto da cidade em busca de voos, mas a entrada permanece extremamente difícil, com postos de controle do Talibã na maioria das estradas de acesso.
Enquanto isso, na cidade oriental de Jalalabad, o primeiro desafio surgiu para o domínio do Talibã, com centenas de moradores caminhando pela praça central da cidade e acenando com a bandeira preta, vermelha e verde do Afeganistão. Imagens de vídeo mostraram tiros que dispersaram os manifestantes.