Após revisão, PMI de serviços dos EUA cai a 26,7 pontos em abril

885

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos caiu a 26,7 pontos em abril, depois de registrar 39,8 pontos em março, de acordo com dados revisados do instituto de pesquisas IHS Markit.

A leitura preliminar havia mostrado queda a 27,0 pontos. Números acima de 50 sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados dos segmentos industrial e de serviços, caiu para 27,0 pontos em abril, de 40,9 pontos em março.

“A queda nos indicadores da pesquisa de negócios para mínimos históricos em abril indica como a taxa de 4,8% de declínio econômico observada no primeiro trimestre provavelmente será reduzida pelo que está por vir no segundo trimestre”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson.

“Com esperança, as taxas de infecções atingiram o pico e a crise econômica deve começar a diminuir à medida que as restrições relacionadas a vírus forem suspensas. No entanto, embora a manufatura possa ter uma recuperação na produção à medida que um número crescente de fábricas é permitido reabrir, as perspectivas parecem mais sombrias para muitas partes da economia de serviços, especialmente onde as empresas dependem de viagens, reuniões sociais ou contato próximo com os clientes”, afirmou ele.