Aposentadoria de Esther George, do Fed, em janeiro gera busca por nova nomeação

578

São Paulo – A presidente do Federal Reserve Bank of Kansas City, Esther George, se aposentará em janeiro após 11 anos, uma das mais hawkish do Banco Central dos Estados Unidos, e a busca por um sucessor teve início, segundo o banco regional.

A aposentadoria de George aos 65 anos é obrigatória sob regras para presidentes de bancos federais. O conselho de administração do Fed de Kansas City contratou Egon Zehnder para ajudar na busca nacional por seu substituto, disse a instituição num comunicado.

“O Comitê lançou uma busca nacional para identificar um amplo, diversificado e altamente qualificado grupo de candidatos para o sucessor da presidente George”, informou o Fed de Kansas City no comunicado.

O futuro sucessor ajudará a definir as taxas de juros para a maior economia do mundo à medida que o Fed aumenta os juros para combater a maior inflação em 40 anos, piorada pela pandemia e pelas interrupções nas cadeias globais de suprimentos, além da invasão da Ucrânia pela Rússia.

O Conselho do Fed de sete membros este mês ganhou dois novos membros, ambos economistas negros nomeados pelo presidente Joe Biden para as vagas. O candidato de Biden para o sétimo e último assento do Conselho, o papel de vice-presidente de supervisão do Fed, também está para ser confirmado nos próximos meses.