São Paulo – A aprovação do presidente norte-americano, Donald Trump, entre os eleitores republicanos voltou a subir após os distúrbios do Capitólio que levaram a um processo de impeachment na Câmara dos Deputados do país, segundo pesquisa Morning Consult.
De acordo com a sondagem, 79% dos eleitores republicanos aprovam Trump, que deixa o cargo amanhã, um aumento de três pontos com relação ao levantamento da semana passada. Já 20% os eleitores republicanos reprovam a performance do presidente em fim de mandato – o mesmo percentual daqueles que apoiam o processo de impeachment no Senado.
“Os números não constituem uma recuperação completa para um presidente cuja aprovação pairou na casa dos 80% entre os fiéis do partido [republicano] durante grande parte de seu mandato, mas indicam que cerca de três em cada quatro eleitores republicanos apoiam o presidente em tudo”, diz a pesquisa.
O levantamento mostra ainda que 55% dos entrevistados querem que o Senado condene o presidente norte-americano em um julgamento de impeachment aprovado pela Câmara, com base na invasão do Capitólio em 6 de janeiro por partidários de Trump em um motim que resultou em cinco mortes.
O apoio à condenação é cinco pontos maior do que na pesquisa de fevereiro de 2020, quando o Senado votou para absolver Trump de seu primeiro impeachment.
A pesquisa a Morning Consult foi conduzida entre os dias de 15 e 17 deste mês, com 4.400 eleitores republicanos. A margem de erro é de um ponto para mais ou para menos.