Argentina confirma primeiro caso de varíola dos macacos na América Latina

433

São Paulo – A Argentina confirmou, nesta sexta-feira (27), o primeiro caso da varíola dos macacos no país, o primeiro na América Latina. De acordo com o Ministério da Saúde argentino, os resultados dos testes de diagnóstico molecular (RT PCR) da amostra coletada do primeiro caso suspeito confirmaram a doença.

“O resultado da amostra de PCR colhida pelo Instituto Malbrán do primeiro caso suspeito de varíola do macaco foi positivo”, informou um comunicado do ministério, acrescentando que “o sequenciamento mostrou uma alta porcentagem de homologia com sequências do clado da África Ocidental”.

De acordo com as autoridades de saúde, o paciente encontra-se bem, em tratamento sintomático e seus contatos próximos estão sob controle clínico e epidemiológico sem apresentar sintomas até o momento.

Além da infecção confirmada, foi relatado o aparecimento de um novo caso suspeito de um residente da Espanha que está visitando a Argentina.

Até o momento, foram identificados casos em 21 países, incluindo Espanha, Itália, Portugal, Reino Unido, Austrália, Bélgica, França, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Holanda, Suíça, Suécia, Áustria, Israel, Dinamarca, Eslovênia, República Tcheca, Emirados Árabes Unidos e Finlândia.