Buenos Aires – A Argentina eliminou o uso obrigatório de máscara facial ao ar livre, quando a pessoa está circulando individualmente, e as restrições de capacidade em instalações comerciais e recreativas. Além disso, o governo avalia a reabertura gradual das fronteiras. As medidas foram anunciadas pela ministra da Saúde, Carla Vizzotti, acompanhada pelo novo chefe de gabinete, Juan Manzur.
O uso de máscara facial continua senod obrigatório em locais fechados – sala de aula, cinema, teatro, local de trabalho, transporte público, shows e eventos – e ao ar livre, quando há multidões.
Entre outras resoluções, foram aprovadas viagens turísticas, eventos massivos e a eliminação do isolamento a argentinos, residentes e estrangeiros que vão ao país a trabalho.
Além disso, será permitida a capacidade de 100% em atividades econômicas, industriais, comerciais, de serviços, religiosas, culturais, esportivas, recreativas e sociais em locais fechados, mantendo as medidas de prevenção, máscara, distância e ventilação.
A partir de novembro, será permitida a entrada na Argentina de todos os estrangeiros, desde que tenham a vacinação completa contra covid-19, e um teste PCR negativo.
Na mesma entrevista coletiva, Vizzotti confirmou que mais doses são esperadas da vacina contra covid-19 desenvolvida pela Pfizer para outubro.
Tradução: Cristiana Euclydes