São Paulo, 19 de janeiro de 2022 – A atividade econômica cresceu 1,8% em novembro ante outubro do ano passado, mostra o Monitor do Mercado da Fundação Getulio Vargas (FGV). No trimestre móvel até novembro, a retração foi de 0,3%.
Na comparação interanual a economia cresceu 2,2% no mês de novembro e 1,3% no trimestre móvel findo em novembro.
“A economia brasileira em novembro reverteu a trajetória de queda e estagnação que observava desde abril”, diz Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.
O consumo das famílias no trimestre móvel, em comparação ao mesmo período do ano passado, continua a crescer a taxas decrescentes desde junho, quando cresceu 10,5%. No trimestre findo em novembro essa taxa foi de 0,9% comparado ao mesmo período do ano anterior.
A exportação apresentou retração de 0,1% no trimestre móvel findo em novembro em comparação ao mesmo período do ano passado. É a primeira taxa negativa desde fevereiro do ano passado.
A importação apresentou crescimento de 11,8% no trimestre móvel findo em novembro em comparação ao mesmo período do ano passado, graças ao elevado crescimento dos produtos da extrativa mineral (49,6%).
Pedro de Carvalho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA