Atividade econômica de EUA desacelera em agosto com setor de serviços

711

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos caiu a 55,2 pontos em agosto, de 59,9 pontos em julho, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Os analistas esperavam 59,4 pontos em agosto. Números acima de 50 sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados dos segmentos industrial e de serviços, caiu para 55,4 pontos em agosto, de 59,9 pontos em julho.

“O ritmo de expansão na atividade de serviços foi a mais lenta observada em 2021 na medida em que prestadores de serviços e fabricantes relataram maiores restrições à capacidade”, de acordo com a pesquisa.

A desaceleração no crescimento da atividade foi muitas vezes ligada à escassez de mão de obra, a propagação da variante Delta e algumas instâncias de perturbações da cadeia de abastecimento.

Além disso, os influxos de novos negócios abrandaram em agosto, subindo pelo ritmo mais lento desde dezembro de 2020, liderado por um arrefecimento acentuado no crescimento da demanda para serviços, notadamente em termos de exportações, para os quais os pedidos caíram.

Já os custos de insumos aumentaram acentuadamente, levando prestadores de serviços a aumentaram seus preços de vendas. A taxa de criação de trabalho, por sua vez, foi a mais lenta desde fevereiro, enquanto as expectativas de negócios em todo o setor de serviços mantiveram-se otimistas, pois o grau de confiança em um aumento da atividade no ano seguinte foi maior.