Atividade industrial do Brasil aumentou de novo em setembro, diz IHS Markit

500

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) a respeito da atividade industrial do Brasil subiu para 54,4 pontos em setembro, de 53,6 pontos em agosto, de acordo com dados divulgados pelo IHS Markit. A leitura, acima de 50 pontos, sugere expansão da atividade. As fábricas, no entanto, relataram demora na entrega de insumos e escassez de matéria-prima.
“Os participantes da pesquisa continuaram relatando prazos de entrega mais longos dos insumos. Na maioria dos casos, os atrasos estavam relacionados à escassez de matéria-prima, problemas nas empresas de logística global e desafios na importação de itens devido à disponibilidade limitada de remessa”, disse o IHS Markit em relatório.
“Com a demanda por insumos superando a oferta, os preços das matérias-primas continuaram aumentando. Isso, por sua vez, levou os fabricantes a elevar seus preços de venda. As taxas de custos de insumos e inflação da produção foram mais acentuadas do que qualquer outra observada antes da pandemia, apesar de ter diminuído para o nível mais baixo em 14 meses”, acrescentou.
A pesquisa mostrou também que em setembro as condições de demanda permaneceram favoráveis e que as empresas conseguiram aumentar a carteira de pedido, com as vendas também crescendo em ritmo saudável – acima da média de longo prazo. Apesar disso houve mais dificuldade para garantir novos trabalhos de clientes internacionais por causa de problemas para o envio dos itens em tempo hábil.
“Visando os próximos 12 meses, as empresas antecipam uma produção mais alta em comparação com os níveis atuais. O otimismo foi sustentado pelo investimento planejado em capacidade, nos departamentos de marketing e vendas, e na diversificação de produtos”, disse o IHS Markit.
“As condições favoráveis de demanda e as projeções otimistas de crescimento impulsionaram a atividade de contratação em setembro. O índice de emprego cresceu pelo sexto mês consecutivo e a um ritmo acentuado, o mais rápido em três meses”, acrescentou.