São Paulo – A Azul Cargo apresentou ontem um jato Embraer que foi convertido em avião cargueiro. Segundo a companhia aérea, essa adaptação foi a primeira realizada no mundo, e expande a capacidade de carga do Embraer E195 de 7 para 15 toneladas, alavancando significativamente o seu baixo custo de viagem.
Após etapas de desenvolvimento conceitual, preparação da cabine, prova de conceito e voos de teste de desenvolvimento, a aeronave foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A companhia afirmou que eficiência da aeronave também tem impacto no meio ambiente, já que vai gerar uma redução de 7.900 toneladas de carbono emitidas por aeronave, por ano. Para o vice-presidente de Receitas da Azul, Abhi Shah, o lançamento do Embraer Classe F vai transformar a logística no país e terá impacto significativo no custo da viagem.
As aeronaves Classe F são certificadas para transportar cargas na cabine, em containers resistentes ao calor e ao fogo, com um sistema de detecção de incêndio por meio de câmeras térmicas.