Azzas 2154, fusão entre Soma e Arezzo, anuncia conselho de administração

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São Paulo – As companhias Arezzo&CO e Grupo Soma anunciam nesta segunda-feira (1) os nomes propostos para compor o conselho administrativo da Azzas 2154 companhia decorrente da associação entre os dois grupos. Os nomes propostos serão apresentados aos acionistas na assembleia extraordinária convocada ontem para 31 de julho.

Além dos sócios fundadores dos grupos que compõem a nova empresa, Alexandre Birman e Roberto Jatahy, o time proposto é composto por profissionais renomados do mercado, reforçando o desenvolvimento da nova empresa de moda. Cada membro do conselho do Azzas 2154 foi cuidadosamente escolhido pela sua capacidade de contribuição à nossa visão de criar uma empresa longeva, que sabe responder aos desafios do seu tempo e que, ao mesmo tempo, possui o DNA da inovação se mantendo sempre relevante. Estamos muito felizes e confiantes que estamos dando mais um importante passo rumo a 2154, comentou Alexandre Birman, CEO da Arezzo, em comunicado divulgado pelas empresas na noite de ontem.

Esse é mais um momento importante para a história da moda brasileira. Estamos muito orgulhosos em juntar alguns dos principais nomes do mercado financeiro e da moda para garantir que a nossa nova empresa tome sempre as melhores decisões e siga crescendo saudável. Um time de alto escalão e tão competente será fundamental pra seguirmos jogando bonito daqui pra frente, afirma Roberto Jatahy, CEO do Grupo SOMA.

Ao todo, uma vez aprovado pelos acionistas no final do mês de julho, nove integrantes começam a fazer parte do conselho da Azzas 2154. São eles:

Pedro Pullen Parente – Será o Chairman do Conselho. Com mais de 50 anos de experiência, Parente tem passagens pelos setores público e privado, atuando hoje como sócio fundador da eB Capital, uma gestora de investimentos em Private Equity, em conselhos de administração de empresas e em entidades do terceiro setor. Seus últimos cargos executivos foram Presidente dia BRF e CEO da Petrobras, empresas nas quais também foi Presidente do Conselho.

Alexandre Birman – Futuro CEO do AZZAS 2154. Birman atua, desde 2013, como CEO da Arezzo&Co e também é membro do seu Conselho de Administração. Foi fundador de marcas do portfólio da Arezzo&Co como Schutz e Alexandre Birman. Ele acumula mais de 25 anos de experiência no mercado calçadista e é responsável pela internacionalização das operações da companhia, bem como o crescimento inorgânico através do licenciamento da marca Vans e M&As transformadores como o da marca Reserva.

Roberto Jatahy – Futuro CEO da business unit de vestuário feminino do AZZAS 2154. Jatahy foi CEO e co-fundador da Animale e do GRUPO SOMA, atuando como membro do conselho, membro do Comitê de Marcas da Animale, Farm, Maria Filó, Cris Barros, Foxton, Fábula, A.Brand e Off Premium.

Anna Chaia – Advisor de Startups e Scale-up da Endeavor. Já foi conselheira e membro dos comitês de empresas relevantes do varejo como Vivara, Zamp (Burguer King, Popeyes e Starbucks) e Puravida. Seus últimos cargos executivos foram Presidente da Samsonite para o Brasil e Mercosul, Operating Partner da Advent International e Presidente da LOccitane no Brasil.

Edison Ticle – Chief Financial Officer da Minerva Foods e membro do conselho do Grupo SOMA, da TC e Aeris Energy. Ao longo de sua carreira passou pelos bancos Itaú, Pactual, Safra e C6, com passagem pela Black River Asset.

Guilherme Benchimol – Co-Fundador, CEO e Presidente Executivo do Conselho da XP INC. Tem mais de 20 anos de experiência no mercado de serviços financeiros.

José Ernesto Bologna – Fundador e Presidente da Ethos Sharewoods Desenvolvimento Humano e Organizacional, é o atual Presidente do Conselho da Arezzo&Co, com cadeiras nos Conselhos da Almar, do Grupo Martins, Grupo Cordeiro e Civi-Co.

Ruy Kameyama – Ex-CEO da BRMalls, empresa na qual ficou mais de 16 anos e membro do Conselho do Grupo SOMA.

Sylvia Leão – Membro do conselho da Raiadrogasil, Petz, Ypê e Grupo Moura. Seus últimos cargos executivos foram VP de Recursos Humanos do Carrefour, VP de Marketing da BRF e VP de Gestão de Gente/Comercial e Operações do Grupo Pão de Açúcar.

Fiquei honrado e estou muito animado com a possibilidade de poder contribuir na integração e desenvolvimento do maior Grupo de Moda da América Latina. A moda é um setor importantíssimo para a economia brasileira, não apenas na geração de empregos, mas também na promoção da nossa cultura e criatividade. Tenho certeza que o Brasil terá muito orgulho de tudo que vamos construir juntos, coloca Pedro Parente, futuro Presidente do Conselho.

Junto com o novo Conselho também foram anunciados os três Comitês Estatutários:

Comitê de Riscos, Auditoria e Finanças (CRAF) que terá Edison Ticle como coordenador

Comitê de Pessoas, ESG e Remuneração que será coordenado por José Ernesto Beni Bologna

Comitê de Integração e Estratégia, coordenado por Ruy Kameyama.

Com este anúncio, as empresas demonstram mais uma vez o seu comprometimento em executar uma estratégia de integração sólida e eficaz, promovendo a responsabilidade corporativa, ritos de governança, fortalecendo a transparência e a confiança junto aos seus stakeholders.

A maior plataforma de marcas da América Latina

A nova companhia será a primeira multinacional brasileira do seu segmento, responsável por uma Receita Bruta anual superior a R$ 12,4 bilhões e ebitda de R$1,6 bilhão. São 34 marcas no portfólio e cerca de 22 mil colaboradores diretos, mais de 2 mil lojas, 1,5 mil franquias e 22 mil multimarcas.

A nova estrutura irá operar a partir de quatro unidades de negócio. São elas: Calçados e Acessórios que contará com Arezzo, Schutz, Vans e outras no portfólio; Vestuário Feminino Lifestyle Farm, Animale, Maria Filó, NV e outras; Vestuário Masculino Lifestyle Reserva, Oficina, Foxton e outras; Vestuário Democrático Hering, Hering Kids, Hering Intimates e Dzarm.

Sobre as empresas

Hoje o Grupo SOMA, já considerado o maior Grupo de moda do Brasil com 15 marcas no leque, entre elas, Hering, FARM, Animale e Maria Filó atingiu uma receita bruta de R$ 6,3 bilhões nos últimos doze meses, até março de 2024, encerrando o período com uma base ativa de 5,9 milhões de clientes, cerca de 14 mil multimarcas ativas e um total de 1.042 lojas, sendo 375 lojas próprias e 667 franquias.

Já a Arezzo & Co, outra potência de marcas de moda nacional com 20 marcas no portfólio, como Arezzo, Reserva, Schutz e Vans -, obteve nos últimos doze meses, até março de 2024, uma receita bruta de R$ 6,2 bi, contando com 9.303 colaboradores e uma base ativa de 5,8 milhões de clientes. Em número de lojas são 1.049 – 210 lojas próprias e 839 franquias em março de 2024.