São Paulo – Em junho, 15 novos ativos começaram a ser negociados na B3. Dentre eles, estão fundos de investimentos imobiliários (FIIs), fundos de investimentos em infraestrutura (FI- Infra) e ETFs de renda variável.
Em junho, os fundos de investimento imobiliário somaram mais de 2,7 milhões de investidores pessoas físicas. Hoje, são 439 FIIs listados na B3, que totalizam R$ 186 bilhões de estoque. Para mais informações, acesse o boletim mensal de FIIs.
O FII é um tipo de investimento coletivo que permite que várias pessoas invistam em ativos de diversos setores, tais como edifícios comerciais, shoppings, galpões logísticos, entre outros.
Já FI-Infra aplica os recursos dos investidores em projetos de infraestrutura como rodovias, portos, aeroportos, energia e saneamento básico.
O ETF de Renda Variável, também conhecido como ETF de Ações, é um fundo negociado em bolsa formado por ações que correspondem a um índice de referência.
Confira os lançamentos do mês de junho, por tipo de ativo, ticker e gestora:
Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs): DAMT11 e VTPL11, do BTG Pactual; VJFD11, da Kilima BRIX11 e OBAL11, da BRL Trust; HRES11, da HIX Investimentos; INDE11, da Inter Asset; RDLI11, da RBR Private Equity; CPLG11, da Capitania Capital; SPGM11, da SPGM Empreendimentos Imobiliários; EGDB11, da Engeform; e JCIN11, da JHSF Capital.
FI Infra: IFRI11, do Itaú Unibanco.
ETF Renda Variável: DIVD11, do Itaú Unibanco; QQQI11, da Buena Vista.
Para mais informações sobre os fundos acima ou o público aos quais são direcionados, consulte os documentos da oferta divulgados pelos fundos por meio do sistema Fundos.Net, administrado pela B3: https://www.gov.br/cvm/pt-br. Clique em Regulados, Regulados CVM, Fundos de Investimento, Fundos registrados. Busque pelo fundo preenchendo o CNPJ ou a razão social e em seguida clique em acesse o sistema Fundos.NET.