Banco central australiano mantém taxa de juros inalterada em 0,75%

657

Por Caroline Aragaki

São Paulo – O banco central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) manteve a taxa básica de juros do país em 0,75% ao ano, em seu menor nível histórico, e reiterou que ela deve permanecer em níveis baixos por um longo período.

Segundo o banco, após um período delicado da economia australiana na segunda metade do ano passado, parece ter sido atingido um ponto de virada suave. “Nas economias mais avançadas, as taxas de desemprego são baixas e o crescimento dos salários aumentou, embora a inflação permaneça baixa.” Assim, a projeção é de que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresça cerca de 3% em 2021.

O RBA concordou que, “devido a fatores globais e domésticos, era razoável esperar que fosse necessário um período prolongado de baixas taxas de juros na Austrália para alcançar o pleno emprego e atingir a meta de inflação”.

No cenário externo, “embora as perspectivas para a economia global permaneçam razoáveis, os riscos são inclinados para o lado negativo”, segundo o banco, afirmando que as disputas comerciais entre Estados Unidos e China continuam afetando os fluxos e investimentos no comércio internacional.

Por fim, após manter a taxa de juros inalterada, o RBA repetiu que “a flexibilização da política monetária deste ano apoia o crescimento do emprego e da renda na Austrália e o retorno da inflação à meta de médio prazo”.

Edição: Gustavo Nicoletta (g.nicoletta@cma.com.br)