São Paulo – O Reserve Bank of Australia (RBA), banco central australiano, manteve a taxa básica de juros do país em 0,1%, e cortou suas compras semanais de ativos, citando interrupções na recuperação econômica devido à surtos da variante Delta do novo coronavírus.
Desta forma, o banco realizará compras de ativos de 4 bilhões de dólares australianos por semana até ao menos meados de fevereiro de 2020, ante as compras anteriores de 5 bilhões de dólares australianos.
“A recuperação da economia australiana foi interrompida pelo surto da Delta e as restrições associadas à atividade. Espera-se que o PIB diminua substancialmente no trimestre de setembro”, disse o presidente do RBA, Philip Lowe, em comunicado divulgado ontem.
“Espera-se que esse retrocesso na expansão econômica seja apenas temporário. O surto da Delta deve atrasar, mas não inviabilizar, a recuperação”, acrescentou Lowe.
Por fim, o Conselho do RBA continuará a revisar o programa de compra de títulos à luz das condições econômicas e da saúde, e a taxa de juros não deve ser elevada antes de 2024, quando a inflação real deve estar de forma sustentável dentro da faixa-meta de 2% a 3%, reiterou o banco central.