Banco central da Austrália mantém juros em 0,75%

847

São Paulo – O banco central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) manteve a taxa básica de juros do país em 0,75% ao ano, em seu menor nível histórico, citando dados positivos, como a queda na taxa de desemprego, e alguns riscos econômicos no curto prazo.

“A taxa de desemprego caiu em dezembro para 5,1%. Espera-se que permaneça nesse nível por algum tempo, antes de diminuir gradualmente para um pouco abaixo de 5% em 2021”, de acordo com banco, em comunicado. Já a taxa de inflação permanece baixa e estável.

Por outro lado, o RBA citou riscos à economia do país. A projeção é de crescimento de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) australiano neste ano e 3% no próximo ano. “No curto prazo, os incêndios florestais e o surto de coronavírus pesarão temporariamente o crescimento doméstico”.

No cenário externo, além do coronavírus, uma fonte contínua de incerteza é a disputa comercial e tecnológica entre os Estados Unidos e a China, apesar dos recentes progressos, segundo o banco. “As perspectivas para a economia global permanecem razoáveis”.

Assim, o RBA repetiu que “é razoável esperar que um período prolongado de baixas taxas de juros seja necessário na Austrália para alcançar o pleno emprego e atingir a meta de inflação”. Além disso, o Conselho “continuará monitorando cuidadosamente os desenvolvimentos, inclusive no mercado de trabalho. Ele continua preparado para afrouxar ainda mais a política monetária, se necessário”.