Banco Central da Austrália sobe taxa de juros em 0,25%, para 3,1%

924

O Reserve Bank of Australia (RBA), o banco central australiano, decidiu nesta terça-feira aumentar a taxa de juros em 0,25%, que agora está em 3,1%.

“A inflação na Austrália é muito alta, em 6,9% no ano até outubro. Fatores globais explicam grande parte dessa alta inflação, mas a forte demanda doméstica em relação à capacidade da economia de atender a essa demanda também está desempenhando um papel. O retorno da inflação à meta requer um equilíbrio mais sustentável entre demanda e oferta”, diz a nota do banco.

O RBA acredita que a inflação continue em ritmo de alta (com previsão de 8% até dezembro), ainda sentindo os efeitos da restrição de oferta. “A previsão central do Banco é que a inflação do IPC [Indice de Preços ao Consumidor] diminua nos próximos dois anos, ficando um pouco acima de 3% em 2024”.

O banco explica que o crescimento da economia australiana está em ritmo de alta, e o mercado de trabalho está apertado – o que explica a inflação em alta. “Dada a importância de evitar uma espiral preços-salários, o Conselho continuará a estar atento tanto à evolução dos custos do trabalho como ao comportamento de fixação de preços das empresas no próximo período”.

O RBA tem previsão de continuar subindo as taxas de juros, “monitorando de perto a economia global, os gastos das famílias e o comportamento de fixação de salários e preços. O tamanho e o momento dos aumentos futuros das taxas de juros continuarão a ser determinados pelos dados recebidos e pela avaliação do Conselho sobre as perspectivas para a inflação e o mercado de trabalho’, conclui a nota do banco.