Banco Central da Austrália sobe taxas de juros em 0,25 pp, que vai para 3,85%

779

O Reserve Bank of Australia (RBA), o banco central do país, na reunião do conselho de diretores realizado hoje (2), decidiu subir as taxas de juros em 0,25 pp, e foi para 3,85%.

“A inflação na Austrália ultrapassou seu pico, está em 7%, ainda é muito alta e ainda levará algum tempo até que esteja de volta à meta. Dada a importância de retornar a inflação à meta dentro de um prazo razoável, o Conselho julgou que um novo aumento nas taxas de juros era justificado hoje”, afirmou o governador do banco, Philip Lowe.

A subida das taxas surpreendeu os analistas, já que o RBA manteve as taxas de juros inalteradas na última reunião, que aconteceu em 4 de abril. “O Conselho manteve as taxas de juros estáveis no mês passado para fornecer mais tempo para avaliar o estado da economia e as perspectivas. Embora os dados recentes mostrem uma queda bem-vinda na inflação, a previsão central é que levará alguns anos até que a inflação retorne ao topo da meta”, continua Lowe.

“A declaração que acompanha a decisão do RBA diz sobre suas previsões de que ‘… leva alguns anos até que a inflação retorne ao topo da meta; a inflação deve ser de 4,5% em 2023 e 3% em meados de 2025’. Ficaríamos muito surpresos se demorasse tanto tempo. A história mostrará se nós ou o governador Lowe estamos certos e, em nossa opinião, mais cedo do que o RBA pode imaginar”, afirma Robert Carnell, economista para a região da Ásia-Pacífico da ING.