O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central do país) decidiu cortar duas de suas principais taxas de juros na reunião deste domingo (21). A LPR de um ano foi de 3,45% para 3,35%, e a de mais de cinco anos foi de 3,95% para 3,85%.
“Autorizado pelo Banco Popular da China (PBoC), o Centro Nacional de Financiamento Interbancário (NIFC) anunciou a Taxa Prime de Empréstimo (LPR) em 22 de julho de 2024 da seguinte forma: a LPR de um ano é de 3,35% e a LPR de mais de cinco anos é de 3,85%. As taxas são válidas até a próxima divulgação”, diz um trecho da nota oficial do banco.
“Além disso, para melhorar a gestão de expectativas e alinhar melhor o horário de divulgação da Taxa Prime de Empréstimo (LPR) com o horário de funcionamento do mercado financeiro, a partir de 22 de julho de 2024, o horário de divulgação da LPR será ajustado das 9h15 para as 9h00 no dia 20 de cada mês (adiado em caso de feriados)”, conclui a nota.
“O Banco Popular da China (PBoC) fez seu primeiro corte de taxa desde fevereiro, reduzindo a taxa de recompra reversa de 7 dias em 10 pp, para 1,7%, e as taxas prime de empréstimo também foram reduzidas em 10 pontos base para impulsionar o crescimento”, diz Lynn Song, economista chefe para a China da ING.
“Esse corte foi motivado pelo PIB do segundo trimestre, que ficou abaixo do esperado, abaixo de 5%. Não podemos descartar outro corte no quarto trimestre se o PIB do terceiro trimestre permanecer abaixo de 5%. A desaceleração do crescimento provavelmente continuará pelo restante deste ano”, diz Zhaopeng Xing, analista da ANZ.
“A medida vem na esteira do Terceiro Plenário da semana passada, que sinalizou a preocupação da liderança com o estado atual da economia e prometeu suporte adicional a curto prazo”, diz Julian Evans-Pritchard, chefe de economia para a China da Capital Economics.