O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central do país) anunciou ontem sua decisão de manter a taxa de juros de referência Loan Prime Rate (LPR) de um ano em 3,45% pelo quinto mês consecutivo, e a taxa de juros de cinco anos em 3,95% pelo segundo mês seguido.
“Sob a autorização do Banco Popular da China (PBoC), o Centro Nacional de Financiamento Interbancário (NIFC) anunciou a Taxa Principal de Empréstimo (LPR) em 20 de março de 2024 da seguinte forma: a LPR de um ano é de 3,45% e os maiores de cinco anos -ano LPR é de 3,95%. As taxas são válidas até o próximo lançamento”, diz a nota oficial do banco.
Mesmo com uma decisão já esperada pelo mercado, por conta do anúncio da manutenção da taxa de juros de médio prazo (MLF) em 2,50%, os analistas acreditam que o banco poderia ter feito alguma flexibilização na política monetária, para estimular o consumo.
Dada a persistente recessão imobiliária na China e a fraca demanda por parte dos consumidores, é necessária uma maior flexibilização”, afirmaram os analistas do Goldman Sachs.