O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central do país) decidiu manter duas de suas principais taxas de juros na reunião de ontem (19). A LPR de um ano continua em 3,35%, e a de mais de cinco anos, em 3,85%.
“Sob a autorização do Banco Popular da China (PBoC), o National Interbank Funding Center (NIFC) anunciou a Loan Prime Rate (LPR) em 20 de agosto de 2024 da seguinte forma: a LPR de um ano é 3,35% e a LPR de mais de cinco anos é 3,85%. As taxas são efetivas até a próxima divulgação”, diz a nota oficial do banco.
“A ausência de qualquer redução nas taxas de juros hoje, apesar do claro argumento econômico para tal, destaca o quanto o PBoC continua limitado por preocupações com a lucratividade dos bancos e a queda nos rendimentos dos títulos de longo prazo. Embora esperemos algum afrouxamento monetário nos próximos trimestres, ele provavelmente será modesto em sua abrangência e insuficiente para impulsionar uma recuperação na demanda do setor privado”, diz Zichun Huang, economista para a China da Capital Economics.