Banco Central da Coreia do Sul sobe taxa de juros em 25 pp, para 3,50%

944

O Bank of Korea (BoK) decidiu, nesta sexta-feira, subir em 0,25% sua taxa de juros, que agora está em 3,50%. “O Conselho avalia que o aumento adicional de 25 pp é garantido para garantir a estabilidade de preços, uma vez que a inflação ainda permanece alta e deve ficar acima da meta por um período considerável, embora a taxa de crescimento econômico doméstico deva ficar abaixo da previsão de novembro”, afirma a nota oficial do banco.

Os analistas acreditavam que o banco faria uma pausa na subida de juros, visto que a inflação registrada em outubro na Coreia do Sul ficou em 5,04% em dezembro de 2022, o mesmo índice registrado em 2021, e 0,16% acima do registrado em base mensal.

Os membros do banco acreditam que a inflação ainda fique em torno de 5% em janeiro e fevereiro de 2023, ” mas que deve diminuir gradualmente devido ao efeito dos juros e ao enfraquecimento das pressões do lado da procura”, afirma.

“A economia deverá melhorar gradualmente no segundo semestre deste ano, impulsionada pelas recuperações da economia chinesa e do negócio de tecnologia da informação. No entanto, ainda existem grandes incertezas relacionadas ao ritmo de recuperação da economia chinesa em decorrência da flexibilização das políticas de restrição à Covid e ao grau de desaceleração econômica nas principais economias”, disse o governador do BoK, Chang Yong, em entrevista coletiva.

“Ouvindo o governador Rhee, fica claro que ele estava tentando não dar uma resposta definitiva ao mercado sobre se este seria o fim do atual ciclo de alta ou não. Mas em suas observações sobre inflação, crescimento e mercado imobiliário, entendemos que o BoK está focado principalmente em estabilizar a inflação. Assim, se a inflação não cair mais rápido do que o esperado, continuará havendo a possibilidade de novas altas de juros”, afirma Min Joo Kang, economista sênior para Coreia do Sul e Japão da ING.