São Paulo – O banco central da Turquia manteve a taxa referencial de juros do país, a das operações de recompra de uma semana, inalterada em 19%, pelo terceiro mês seguido, citando os níveis elevados de inflação, bem acima da meta de 5%.
“As condições da demanda, as restrições de oferta em alguns setores e os altos níveis das expectativas de inflação continuam a representar riscos para o comportamento dos preços e para as perspectivas de inflação”, diz o banco central, em comunicado.
“Tendo em vista os níveis elevados de inflação e as expectativas de inflação, a atual postura restritiva da política monetária será mantida de forma decisiva até que se alcance a queda significativa na trajetória de projeções do relatório de inflação de abril”.
O banco central turco reiterou que usará todos instrumentos disponíveis na busca do objetivo primordial da estabilidade de preços, e que manterá a taxa de juros acima da inflação. Em maio, os preços ao consumidor da Turquia subiram 16,59%, depois da alta de 17,14% de abril.
Com relação à economia, a atividade doméstica está forte, segundo o BC turco. “Embora a demanda interna tenha desacelerado ligeiramente no segundo trimestre devido às restrições da pandemia e ao aperto nas condições financeiras, a demanda externa permanece forte”.