Banco central surpreende e corta Selic em 0,75 ponto percentual, a 3% ao ano

863

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros, a Selic, em 0,75 ponto percentual (pp), para 3,00% ao ano (aa) – uma nova mínima histórica. Foi o sétimo corte consecutivo na taxa depois de mais de um ano de estabilidade. A decisão, que foi unânime, foi diferente do que o mercado previa – a maioria dos analistas consultados pela Agência CMA esperavam corte de 0,50 pp.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Economia do Piauí, Dorgilan Cruz, a queda condiz com o atual momento da economia, que sofre o efeito colateral das medidas de restrição à circulação adotadas para evitar o alastramento da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

“Nesse momento de pandemia, com as atividades paralisadas e o número de desempregados maior, a intenção é de que o Copom, reduzindo os juros, seja um parâmetro para fazer com que os bancos reduzam também, e com isso fica mais fácil para as empresas conseguirem novos financiamentos e para as famílias conseguirem mais recursos e voltarem ao mercado para consumir”.

A expectativa do economista é que a tendência de queda na taxa básica de juros se mantenha em 2020. “Acredito que esse ano é atípico e tudo que for feito para criar condições econômicas para gerar expectativas de mercado que facilitem a circulação de recursos será bem-vindo, então acredito que a queda não fique restrita a esta reunião”.