Banco da Inglaterra mantém taxa de juros em 4,75%

67
BoE Reino Unido
Sede do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) / Foto: BoE

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (MPC) do Banco da Inglaterra (BoE) decidiu, por uma maioria de 6-3, manter a taxa básica de juros em 4,75% em sua reunião terminada nesta quinta-feira. A decisão reflete um cenário de inflação mais alta do que o esperado e uma desaceleração no crescimento econômico.

De acordo com o comunicado, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de 12 meses subiu para 2,6% em novembro, superando as expectativas e sendo impulsionado principalmente pelo aumento nos preços de bens essenciais e alimentos. O BoE também alertou que a inflação de serviços segue elevada e que, no curto prazo, a inflação do CPI principal continuará a aumentar ligeiramente.

O crescimento econômico do Reino Unido foi revisado para baixo, com o BoE observando que a maioria dos indicadores da atividade de curto prazo caiu e que o Produto Interno Bruto (PIB) foi mais fraco no final do ano do que o projetado. No mercado de trabalho, o Comitê afirmou que os ganhos salariais estão mais voláteis e que os acordos salariais para 2025 deverão ficar entre 3% e 4%.

O comunicado ressaltou que a política monetária tem sido direcionada a “espremer as pressões inflacionárias restantes para fora da economia para atingir a meta de 2% de forma duradoura”. O Comitê também destacou os desafios externos, como “tensões geopolíticas e incertezas da política comercial” e, que continuam a gerar incertezas econômicas.

Por fim, o BoE reforçou que a política monetária continuará restritiva até que os riscos de inflação persistentemente elevada sejam dissipados, com decisões futuras baseadas nas evidências em evolução.