Banco da Inglaterra mantém taxa de juros em 5,25%

327

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (MPC) do Banco de Inglaterra (BoE) decidiu, por uma maioria de 7 votos a 2, manter a taxa bancária em 5,25%. Dois membros preferiram uma redução de 0,25 pontos percentuais, fixando-a em 5%.

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) caiu para 3,2% em março, mas ainda está acima da meta de 2% do banco central. O MPC projeta que a inflação retornará à meta no curto prazo, mas aumentará para cerca de 2,5% no segundo semestre do ano devido a efeitos de base relacionados à energia.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido deve desacelerar para 0,4% no primeiro trimestre e 0,2% no segundo trimestre. O MPC espera que o crescimento da demanda permaneça mais fraco do que o crescimento potencial da oferta durante a maior parte do período de previsão.

O mercado de trabalho continua a relaxar, mas permanece relativamente apertado. O crescimento anual médio dos rendimentos semanais do setor privado diminuiu para 6,0% nos três meses até fevereiro.

O MPC considera que a política monetária precisará permanecer restritiva por um longo período para reduzir a inflação à meta. O banco central continuará monitorando indicadores de pressões inflacionistas persistentes e resiliência econômica para determinar por quanto tempo a taxa bancária deve ser mantida em seu nível atual.