São Paulo – A estratégia de crescimento do Banco do Brasil será buscar maior mix de produtos, por meio de oferta de crédito e soluções em “mar aberto” (para todo o mercado), possibilitadas após investimentos em tecnologia da informação para oferecer mais segurança nas operações. “Vamos buscar escalar soluções que iniciamos em 2021, como agro, para ampliar o mix e aumentar a margem financeira”, disse Fausto Ribeiro, presidente do Banco do Brasil desde abril de 2020, na apresentação pública de resultados da companhia.
Na avaliação do executivo, o atual índice de cobertura, em 325%, dá margem à companhia para crescer em ativos de maior rentabilidade. “A nossa cobertura nos dá gordura necessária para poder crescer ao longo de 2022. Ainda assim a nossa projeção está acima da média do mercado”, comentou.
Para Ricardo Forni, vice-presidente de gestão financeira e Relações com Investidores, a melhoria de margem deve vir soluções de crédito. “A reprecificação da carteira está bastante adiantada, o ciclo de renovação está em seu fim e acreditamos que a captação dará espaço para atingir o guidance de margem”, explicou.
“Os nossos indicadores refletem a qualidade da nossa carteira e vamos buscar ampliar o mix, para avançar em linhas que trazem maior retorno. O índice de cobertura nos traz segurança para seguir essa estratégia com tranquilidade”, acrescentou Janaína Storti, gerente geral de relações com investidores.
O Banco do Brasil disse que irá intensificar ações comerciais no seu aplicativo, como as parcerias com a Amazon na Loja BB, além de parcerias com startups e desenvolvimento de novos ecossistemas. A Loja BB reúne marketplace e oferece os serviços de cashback na conta, cartões presenteáveis e promoções.
O banco também quer atrair o público jovem por meio de ações com foco em jogos eletrônicos, como fundos e consórcio, e participação no no Metaverso. O cartão Universitário teve alta de 70% em relação a 2020, com mais de 1 milhões de clientes em 2021.
O BB também disse que a participação do Previ (fundo de pensão do Banco do Brasil) na Vale é importante mas como gestor a intenção é reduzir a exposição nesses ativos, e que a contribuição caiu de R$ 700 milhões para R$ 540 milhões no último trimestre.
A administração do banco também espera um impacto positivo em tesouraria com remuneração gerada com o aumento da taxa Selic. “Temos um potencial de reprecificação de carteira e mudança de mix”, concluiu Daniel Maria, diretor de finanças e RI do BB.
RESULTADOS
A PCLD encerrou o quarto trimestre negativa em R$ 3,8 bilhões e negativa em R$ 13,1 bilhões no ano, quedas de 3,4% e 40,2%.
Em relação às projeções apresentadas em 2021, a companhia realizou lucro líquido de R$ 21 bilhões, ante projeção de R$ 19-21 bilhões, obteve em margem financeira bruta de 4,9%, de meta de 4,0-6,0%.
O crescimento da carteira de crédito, de 19,1% em 2021, superou o guidance de 14,0-16,0%, com 15,4% em negócios varejo, 8,6% em atacado PJ e 34,3% em rural.
A receita de prestação de serviços atingiu 2,2%, acima da meta de -1,5-1,5% e a e PCLD ampliada ficou negativa em R$ 13,1 bilhões, de R$ R$ 15,0-13,0 bilhões. As despesas administrativa ficaram dentro da meta, de -1,5-1,5%, em 1,4%.