São Paulo – A bandeira tarifária anunciada nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para agosto é a verde, ou seja, sem complemento de cobrança na tarifa. A sinalização é a mesma há 17 meses consecutivos, indicando condições favoráveis de geração de energia para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) desde abril de 2022.
O diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, destacou que o anúncio da bandeira verde pela Aneel confirma as projeções feitas, ainda em 2022, de que o ano de 2023 não teria aumento da tarifa em função do acionamento das bandeiras. É importante para a redução de custos das empresas e para trazer mais conforto para o orçamento doméstico das famílias.
A expectativa da agência é que esse cenário seja mantido até o final do ano, a partir dos dados disponíveis que permitem a atualização permanente de previsões de acionamento das bandeiras tarifárias.
A bandeira verde, válida para todos os consumidores do SIN, reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas. O SIN é a malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.
O mecanismo das bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem o objetivo de propiciar transparência ao custo real da energia.