Barkin, do Fed, diz que dados indicam que economia dos EUA não está em recessão

780

São Paulo – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Richmond, Tom Barkin, disse hoje que os dados recentes da economia norte-americana são “consistentes” com uma economia que não está em recessão.

“Há um ou dois meses, o debate era se estávamos em recessão ou não, não acho que esse seja o debate de hoje”, disse Barkin em uma entrevista ao Yahoo Finance. “O mercado de trabalho ainda está muito apertado.”

Mais cedo, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou que os empregadores norte-americanos abriram 11,2 milhões de vagas de emprego em julho, marcando um aumento em relação ao mês anterior.

Os números ilustram um mercado de trabalho que favorece amplamente os trabalhadores, já que o alto número de vagas dá aos trabalhadores opções para encontrar melhores empregos. As empresas, por sua vez, continuam com dificuldades para preencher as vagas em níveis que atendam à demanda atual.

Barkin acrescentou que carreiras de serviço qualificado – como carpinteiros, enfermeiros e caminhoneiros – parecem estar entre os campos com as mais fortes necessidades de contratação.

“As pessoas ainda estão tentando resolver as questões com as qual trabalhamos no último ano”, disse Barkin.

O chefe do Fed de Richmond acrescentou que o status quo também não mudou substancialmente na inflação, onde os preços permanecem 8,5% na relação ano-a-ano.