São Paulo – O negociador europeu para o Brexit, Michel Barnier, afirmou que um acordo comercial como Reino Unido após seu divórcio da União Europeia é “improvável” devido a intransigências por parte do governo britânico.
“Por sua atual recusa em comprometer-se a uma concorrência aberta e justa e a um acordo equilibrado sobre pesca, o Reino Unido torna improvável um acordo comercial neste momento. Até o último dia dessa negociação e apesar das dificuldades atuais, a União Europeia permanecerá comprometida, construtiva e respeitosa”, afirmou ele após uma rodada de negociações em Londres.
Barnier alertou que a não assinatura de um acordo até outubro teria sérias conseqüências econômicas.
“De qualquer forma, o Reino Unido optou por deixar o mercado único e a união aduaneira em 1 de janeiro do próximo ano em pouco mais de cinco meses. Isso trará mudanças inevitáveis. Do nosso lado, estamos nos preparando”.
“Se não chegarmos a um acordo sobre nossa futura parceria, haverá muito mais atrito – por exemplo, no comércio de mercadorias, além de novas formalidades alfandegárias, haverá tarifas e cotas”, disse ele.
“Esta é a verdade do Brexit e continuarei a dizer a verdade. Se queremos evitar esse atrito adicional, precisamos chegar a um acordo em outubro, o mais tardar, para que nosso novo tratado entre em vigor em 1 de janeiro do ano que vem. Isso significa que só temos algumas semanas e não devemos perder tempo “, concluiu ele.