Copa deve incrementar e-commerce mas BBI fica neutro em ações dependentes de crédito

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São Paulo – Apesar dos olhares do comércio estarem voltados para a Copa do Mundo da Fifa, no Catar, que começa no dia 20 de novembro, o Bradesco BBI mantém sua classificação neutra em nomes do e-commerce que estão mais expostos a categorias big-ticket, ou dependentes de crédito, como Magalu, Via e Americanas. Os analistas do BBI estimam impacto no mercado de televisão brasileiro, gerando aumento de 18 pontos percentuais no crescimento do volume de vendas em relação ao ano anterior – o que representa vendas incrementais de R$3,4 bilhões. “Isso ajuda, mas não é um divisor de águas.”

O mercado de TV brasileiro teve uma alta de 2009 a 2014, mas sofre desde 2015 – quando houve enorme contração de volume de 38% – à medida que aumentou a importação de TVs para compensar as pressões de custo da desvalorização do real.

Desde então, o mercado de TV apresentou uma contração prolongada, ainda que pequena, com alguma reação ocorrendo durante a última Copa do Mundo de futebol da FIFA em 2018. “Além disso, ao contrário da crença geral, os volumes de TV caíram 15% durante a pandemia de Covid-19, potencialmente devido a custos mais altos e interrupções no fornecimento.”

A Copa do Mundo da FIFA no Catar 3ppts de crescimento incremental ao comércio eletrônico no 2S22. Há um padrão de aumento de volume de TV relevante em anos de Copa do Mundo – uma contribuição positiva, mas pequena”, diz análise.

Para o BBI, a Copa do Mundo parece já estar precificada, já que as estimativas consensuais dos quatro principais players de e-commerce para o 2S22 implicam R$ 20 bilhões em crescimento de GMV na base anual. “Se assumirmos que esses players têm uma participação combinada de 75%, o crescimento do GMV do mercado seria de R$ 26 bilhões (20% de aumento ao ano). Estimamos que as TVs representem 7% do total de e-commerce, então nosso valor de R$4 bilhões em vendas incrementais de TV implicaria uma participação de 15% no GMV total adicionado para o 2S22”, calculam.

“Esse efeito é um pouco esperado, pois há uma mudança de consumo de outras categorias de duráveis devido à Copa do Mundo.”

O Bradesco BBI tem recomendação neutra para Magalu, com preço-alvo de R$ 5, para Via, com preço-alvo de R$ 5 e Americanas, com preço-alvo de R$ 25 e mantém o rating de compra em Mercado Livre, com preço-alvo de US$1650, devido à sua plataforma mais diversificada.