São Paulo – O Banco Central (BC) elevou a previsão de crescimento no estoque de crédito em 2020, de 7,6% para 11,5%, para refletir principalmente a demanda das empresas por financiamentos e a disposição do sistema financeiro em suprir esta procura via crédito livre e por recursos direcionados.
O BC elevou para 16,5% a previsão de aumento no estoque de crédito a pessoas jurídicas em 2020, de 10,0% na estimativa anterior, divulgada em junho. Para pessoas físicas, a previsão passou de 5,8% para 7,8%.
“Para 2021, projeta-se crescimento de 7,3% do estoque de crédito, desempenho liderado pela retomada do crédito às pessoas físicas (9,0%), e que incorpora desaceleração do crédito às empresas (5,1%)”, disse o BC.
Para as famílias, levando-se em conta perspectiva de melhora no mercado de trabalho, espera-se crescimento de 10,0% do saldo de crédito com recursos livres, enquanto as operações com recursos direcionados devem registrar crescimento de 7,7%, influenciadas pela redução das renegociações e postergações de parcelas no segmento imobiliário.