São Paulo – A dirigente Banco Central Europeu (BCE), Isabel Schnabel, afirmou que a instituição precisa continuar elevando as taxas de juros e que um aumento de 0,50 ponto percentual (pp) em maio não está fora de questão.
Embora o BCE tenha aumentado as taxas em seis reuniões sucessivas, os formuladores de políticas ainda não decidiram entre um aumento de 0,25 ou 0,50 pp na próxima reunião de política monetária em 4 de maio.
“Está claro que mais aumentos de juros são necessários, mas o tamanho dos aumentos de juros vai depender dos dados recebidos”, disse Schnabel em entrevista ao portal “Politico”. “Dependência de dados significa que 0,50 ponto percentual não está fora de questão”, acrescentou.
Ela explicou que o tamanho dos aumentos de juros dependerá dos dados recebidos e que o pico da inflação subjacente pode não acontecer tão cedo. Segundo a dirigente, mesmo que haja um pico, isso não é necessariamente um gatilho para o BCE, pois é preciso ter confiança de que o núcleo da inflação está em uma trajetória descendente sustentada.
“Precisamos ver um declínio sustentado no núcleo da inflação que nos dê confiança de que nossas medidas estão começando a funcionar”, assinalou.
Além disso, Schnabel mencionou que a recente turbulência no setor bancário provavelmente levará a um maior aperto nas condições de financiamento e que os formuladores de políticas devem considerar isso em suas futuras decisões.