São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, condenou com veemência nesta sexta-feira a declaração do presidente russo Vladimir Putin de que quatro províncias da Ucrânia se tornarão território russo com base em referendos ocorridos nesta semana.
“Os Estados Unidos condenam hoje a tentativa fraudulenta da Rússia de anexar território soberano ucraniano”, disse Biden em um comunicado divulgado pela Casa Branca. “A Rússia está violando o direito internacional, pisoteando a Carta das Nações Unidas e mostrando seu desprezo por nações pacíficas em todos os lugares.”
Biden descreveu as alegações russas de anexação como “falsas” e não tendo “nenhuma legitimidade”. Ele também anunciou novas sanções que os Estados Unidos e seus aliados imporão ao país, incluindo barreiras para indivíduos e entidades dentro e fora da Rússia que fornecem apoio político ou econômico à tentativa de anexação.
“Vamos reunir a comunidade internacional para denunciar esses movimentos e responsabilizar a Rússia”, disse Biden. “Continuaremos a fornecer à Ucrânia o equipamento necessário para se defender, impassível pelo esforço descarado da Rússia para redesenhar as fronteiras de seu vizinho.”