São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, elogiou os últimos dados sobre emprego no país – que mostraram 22 dos 50 estados norte-americanos com uma taxa de desemprego abaixo ou em torno de 3%, o que segundo o mandatário é um recorde para o mercado de trabalho estadunidense.
“Americanos de todo o país estão de volta ao trabalho em números recordes. 22 estados – um recorde de alta – têm taxas de desemprego inferiores ou inferiores a 3%, e 14 estados agora têm sua menor taxa de desemprego registrada”, disse Biden num comunicado divulgado pela Casa Branca.
Apesar de alguns analisas sinalizarem que a economia dos Estados Unidos pode estar à beira de uma recessão, o mercado de trabalho do país segue aquecido. A economia norte-americana criou 528 mil postos de trabalho em julho e a taxa de desemprego caiu para 3,5%, de 3,6% em junho.
Segundo Biden, o motivo por trás desses números está ancorado nas últimas medidas adotadas por sua gestão, como o pacote bilionário destinado ao setor de semicondutores e, mais recentemente, a aprovação da Lei de Redução da Inflação.
“Minha Lei dos Chips já está trazendo investimentos para produzir mais dentro dos Estados Unidos e criar bons empregos, e a Lei de Redução da Inflação vai incrementar ainda mais isso”, disse Biden. “Estamos finalmente construindo uma economia que funcione para as famílias trabalhadoras”, acrescentou o presidente.