Biden discute com secretário-geral da Otan preparativos para cúpula em Madrid

807

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sentou-se na quinta-feira com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, enquanto a aliança transatlântica se prepara para uma cúpula fortemente assistida no final deste mês.

Biden e Stoltenberg “discutiram as implicações da guerra da Rússia contra a Ucrânia pela segurança transatlântica e a importância de fortalecer a dissuasão e a defesa da Otan, além de garantir que o bloco militar esteja adequadamente aproveitado para enfrentar uma ampla gama de desafios, desde a cibernética até as mudanças climáticas”, disse a Casa Branca em um comunicado.

“Eles também saudaram os pedidos da Finlândia e da Suécia para a adesão à Otan, e o presidente Biden transmitiu seu forte apoio aos esforços do secretário-geral Stoltenberg para facilitar um processo de adesão rápida que atenda às preocupações de segurança de todos os aliados”, completa o comunicado.

A reunião ocorre quando a Otan se prepara para uma reunião-chave de líderes da aliança de 29 a 30 de junho. Além de adotar um caminho para guiar a aliança durante as próximas décadas, espera-se que a reunião aborde as propostas de adesão pendentes de Finlândia e Suécia.