Biden diz ainda não ter planos para viajar à Arábia Saudita

768

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje que não tem “planos diretos” para viajar para a Arábia Saudita no final deste mês, mas ele pode se reunir com líderes israelenses à medida que os norte-americanos procuram redefinir sua relação com os países do Oriente Médio.

“Não sei se vou [à Arábia Saudita].  Não tenho planos diretos no momento”, disse Biden à repórteres. “Eu tenho sido envolvido em tentar trabalhar em como podemos trazer mais estabilidade e paz para o Oriente Médio”, completou o presidente.

A possível viagem de Biden ao Oriente Médio ocorre quando a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), liderada pela Arábia Saudita e seus aliados, concordaram esta semana com um aumento maior do que o esperado da produção de petróleo, permitindo que Riad potencialmente bombeie mais petróleo.

A Arábia Saudita também concordou em estender um cessar-fogo de dois meses com combatentes Houthi apoiados pelo Irã no Iêmen, onde o país árabe se envolveu em uma guerra custosa e impopular que dura mais de sete anos.

Ambos os países foram procurados pelas autoridades americanas em meio aos altos preços do petróleo e da gasolina. Os altos preços tem impulsionado a inflação nos Estados Unidos e prejudicaram a posição política de Biden num ano crucial de eleições de meio de mandato.

Qualquer envolvimento de Biden com a Arábia Saudita poderia incluir uma reunião com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, o que serviria como um revés para Biden, uma vez que que tem criticado repetidamente a Arábia Saudita por seu histórico de desrespeito aos direitos humanos e pelo assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi em 2018.